Depois do episódio da jabuticaba, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a usar as redes sociais para atacar de forma indireta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No sábado (16), Lula publicou um vídeo no qual aparece plantando um pé de uva no Palácio da Alvorada, em mais uma encenação política que tenta transformar diplomacia em espetáculo de marketing pessoal.

No vídeo, o petista afirmou estar cultivando “comida, não violência ou ódio”, aproveitando para ironizar a tarifa de 50% imposta por Washington contra produtos brasileiros. Lula disse que a uva desenvolvida pela Embrapa representa o “Brasil verdadeiro” e chegou a convidar Trump para visitar o Alvorada. A postura, no entanto, foi vista por muitos como mais um gesto populista, diante da incapacidade de construir relações sérias com os Estados Unidos.

O governo americano deixou claro que as tarifas, válidas desde o dia 6, foram uma resposta às políticas e ações “incomuns e extraordinárias” de Lula, que prejudicam empresas norte-americanas, ameaçam a liberdade de expressão e afetam a política externa e a economia dos EUA. Enquanto isso, o presidente brasileiro insiste em teatralizar a situação, dizendo que, se necessário, a uva iria “para a merenda escolar”.

Esse é o segundo vídeo de Lula com frutas no Alvorada. No mês passado, o petista já havia feito o mesmo com uma jabuticaba, associando-a à diplomacia. Agora, garante que já tem pronto o discurso que fará na Assembleia Geral da ONU, marcada para 23 de setembro em Nova York, onde pretende encontrar pessoalmente Donald Trump, que hoje lidera a Casa Branca.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *