
Lula anunciou a criação de um comitê com empresários para fortalecer a resposta à tarifa de 50% imposta pelos EUA, aproveitando a oportunidade para destacar que o culpado pela crise é Bolsonaro, não o governo atual.
Lula afirmou que a decisão de Trump está ligada às maneiras como o ex-presidente Bolsonaro e seu filho Eduardo operaram nos bastidores, influenciando diretamente a imposição da tarifa. O comitê, liderado por vice-presidente Alckmin, será utilizado para monitorar setor produtivo e embasar eventual retaliação.
De acordo com o cronograma, o governo pretende publicar o decreto da Lei da Reciprocidade até segunda-feira (14), o que permitirá ao Brasil aplicar medidas como restrições comerciais e suspensões de investimentos, caso Trump não recue.
A iniciativa também reforça a narrativa de que a culpa pela crise econômica recai sobre as ações da gestão anterior, enquanto o atual governo busca construir uma frente unida — diplomática, empresarial e legal — para defender a economia nacional.