
Durante entrevista à TV Record, o Lula (PT) voltou a provocar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o norte-americano “estaria preso” se tivesse feito no Brasil o que fez no Capitólio em 2021. A declaração foi uma tentativa de comparar Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado injustamente pelos atos de 8 de janeiro.
O petista insistiu em ligar Bolsonaro a uma tentativa de golpe, ignorando o fato de que até hoje não há nenhuma prova concreta contra o ex-presidente. Ao comentar a atuação da Justiça brasileira, Lula exaltou o papel da Suprema Corte, especialmente no contexto de perseguições que vêm sendo duramente criticadas dentro e fora do Brasil.
“Se Trump tivesse feito aqui o que fez nos EUA, estaria sendo processado como Bolsonaro”, declarou Lula, em mais um discurso que tenta justificar os abusos judiciais em curso. O presidente aproveitou para blindar o STF, reforçando que não interfere no Judiciário — apesar das constantes trocas de afagos com Alexandre de Moraes.
A fala foi recebida com indignação por aliados de Bolsonaro, que veem nas palavras de Lula uma clara provocação à soberania dos EUA e uma inversão dos papéis entre vítimas e algozes. Enquanto Trump é aplaudido por defender a liberdade, Lula continua usando o passado para justificar o autoritarismo institucional no presente.