
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou a taxação de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos, anunciada nesta quarta-feira (9) pelo presidente americano, Donald Trump. Farias disse que a medida representa um ataque não só à economia, mas às instituições e à soberania do país.
– Temos um ataque econômico, mas temos um ataque às instituições, à democracia, ao Supremo Tribunal Federal. Por isso, temos certeza que o governo vai tomar uma medida contra esse posicionamento. É mais do que economia, é a defesa das instituições, da soberania nacional – alegou.
Deputados de esquerda e do campo progressista também se manifestaram contra a medida anunciada por Trump. Duda Salabert (PDT-MG) atacou os deputados e políticos de direita que têm se posicionado favoráveis à política adotada pelos Estados Unidos.
– Agora é o momento para saber quem é patriota e quem não é. É o momento de saber quem é lambe-botas dos Estados Unidos ou quem defende o povo brasileiro – afirmou.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defendeu a responsabilização política de deputados da direita que apoiam as medidas de Trump e citou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O deputado Pompeo de Matos (PDT-RS) disse que iria protocolar uma moção de repúdio do parlamento contra as medidas de Trump.
*Com informações da Agência Brasil