A escolha de Carlos Pires Brandão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acendeu uma verdadeira crise entre Lula e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão contrariou nomes poderosos como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que esperavam emplacar seus apadrinhados na Corte. A frustração expôs um cenário de disputas, vaidades e interferências, onde cada nomeação é vista como uma peça-chave no tabuleiro de influência do Judiciário.

A escolha de Brandão teria sido articulada pelo governador petista do Piauí, Rafael Fonteles, passando por cima da preferência de caciques do STF. E o incômodo não para aí. Mais vagas estão por vir, tanto no STJ quanto no TSE, e o Planalto terá que lidar com as pressões cada vez mais explícitas dos ministros, que tentam transformar listas técnicas em balcões políticos.

Entre os nomes para o STJ, aparece Marluce Caldas, procuradora e tia do prefeito JHC (PL-AL), que tenta se aproximar do governo mesmo sendo do partido de Bolsonaro. O problema: a escolha de Marluce reforçaria a percepção de que critérios políticos estão acima da competência jurídica, o que incomoda os ministros que querem manter influência direta sobre o processo.

O clima de tensão se repete no TSE, onde a presidente Cármen Lúcia dividiu os indicados por gênero, gerando novas rusgas. Na lista feminina, aparecem nomes como Estela Aranha, que tem o apoio de Dino e Gilmar, e Vera Lúcia, ligada a Lewandowski e Rui Costa. Qualquer escolha vai desagradar algum ministro. Na lista masculina, só um nome será escolhido, o que reduzirá a influência de Alexandre de Moraes, padrinho de ambos os indicados.

Diante do impasse, o governo tenta escalar nomes como Alckmin ou Lewandowski para “acalmar os ânimos” no STF, mas os bastidores indicam que a disputa por poder está longe de ser pacificada. Até aliados de Lula já enxergam o avanço do Judiciário sobre a autonomia do Executivo como uma ameaça institucional — e cada decisão só aumenta as rachaduras entre os Três Poderes.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela