
Uma empresa vinculada a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido nacionalmente como o “Careca do INSS”, efetuou um pagamento de R$ 700 mil ao escritório de advocacia da atual ministra do Superior Tribunal Militar, Verônica Abdalla Sterman. A informação consta em um dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) encaminhados à CPMI do INSS.
De acordo com o relatório, o pagamento foi realizado antes da posse de Verônica Sterman como ministra, em parcela única, pela empresa ACX ITC Serviços de Tecnologia S/A. A conta utilizada, aberta no Banco do Brasil em São Caetano do Sul (SP), movimentou aproximadamente R$ 266,6 milhões entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, volume que chamou atenção dos investigadores.
- Imprensa tenta “colar” Nikolas em Vorcaro, mas deputado não perdoa tamanha insensatez (veja o vídeo)
- Moraes toma decisão absurda e coloca a vida de Filipe Martins em risco
- Nova pesquisa é divulgada e Lula é atingido pela realidade
- Moraes ficará frente a frente com Tagliaferro
- Revelada a estratégia de Lulinha para tentar se safar das acusações na farra do INSS
Questionada, a ministra afirmou que o valor recebido corresponde à elaboração de três pareceres jurídicos, produzidos quando ainda atuava como advogada. Segundo sua versão, os trabalhos trataram de questões criminais relacionadas às atividades da empresa, e não teriam qualquer vínculo com sua posterior nomeação ao STM.
O episódio reacendeu críticas no meio político. O senador Carlos Portinho lembrou que, durante a sabatina no Senado, apontou inconsistências nas informações prestadas pela então indicada, que mesmo assim teve o nome aprovado pelo colegiado.
Em publicação nas redes sociais, Portinho foi direto ao ponto ao criticar o caso, associando o episódio ao ambiente político atual. Para o senador, o pagamento elevado e a aprovação da ministra refletem um cenário de compadrio e tolerância institucional, que, segundo ele, se tornou recorrente no Brasil sob o governo Lula.
Veja o vídeo:
