O governo do presidente Donald Trump intensificou nesta terça-feira (15) sua reação contra a perseguição jurídica imposta a Jair Bolsonaro e mira agora o procurador-geral da República, Paulo Gonet, após o mesmo pedir a condenação de até 43 anos de prisão ao ex-presidente brasileiro. Segundo fontes ligadas à Casa Branca, o nome de Gonet já está sendo avaliado para sanções diretas, nos mesmos moldes das que devem atingir Alexandre de Moraes.

O motivo da reação americana é claro: Gonet ignorou completamente a carta enviada por Trump ao governo Lula, onde o republicano deixou evidente que as tarifas de 50% impostas ao Brasil são resposta à perseguição judicial, censura e desrespeito à liberdade de expressão — principalmente contra Jair Bolsonaro. Para Trump, essa ofensiva jurídica no Brasil representa uma “caça às bruxas” típica de regimes autoritários.

De acordo com informações de bastidores, as sanções avaliadas contra Gonet seriam aplicadas por meio da Lei Magnitsky — usada para punir autoridades acusadas de violar direitos humanos — e também pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que permite aos EUA punir estrangeiros que ameaçam a estabilidade de democracias e interesses americanos. A ofensiva diplomática contra o Brasil petista ganha novos contornos e promete estremecer a relação entre os países.

Mesmo diante da pressão internacional, ministros do STF têm afirmado que não mudarão suas decisões por influência externa. No entanto, o clima é de alerta nos bastidores de Brasília, já que a retaliação de Trump vai além das palavras e começa a atingir diretamente os agentes do sistema judicial brasileiro. A mensagem é clara: o mundo está de olho, e quem abusa do poder para perseguir adversários políticos poderá pagar caro por isso.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela