
Até mesmo os comentaristas da GloboNews — geralmente alinhados ao sistema — admitiram o óbvio: o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros é uma resposta à política externa de Lula, e não tem nada a ver com Jair Bolsonaro. A declaração foi feita por Merval Pereira, no programa Estúdio I, na última quinta-feira (10).
Segundo Merval, a medida tomada pelo presidente americano foi política, voltada a punir o alinhamento de Lula ao BRICS e à tentativa de criar uma moeda própria para enfrentar o dólar. “Nem a China foi punida assim”, afirmou o comentarista, escancarando que a diplomacia petista enfiou o Brasil em uma briga onde não tem força.
O jornalista da GloboNews também pontuou que a política externa de Lula sempre foi ideológica, com viés “sul contra norte”, e que isso incomoda profundamente os Estados Unidos, especialmente sob a gestão firme e nacionalista de Trump. Aparentemente, Trump reagiu de forma preventiva, não aceitando que países aliados da esquerda global ensaiem um movimento contra o sistema financeiro ocidental.
Além disso, Merval reconheceu que o próprio BRICS enfrenta dificuldades internas, mas o simples avanço da pauta da moeda única foi suficiente para acender o alerta vermelho na Casa Branca. Com isso, fica evidente que Lula arrastou o Brasil para o isolamento diplomático e para o confronto econômico, e agora o país inteiro paga o preço de uma postura ideológica arcaica e suicida.