A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou neste sábado (30) que uma ofensiva dos Estados Unidos contra Caracas seria um erro grave com efeitos regionais e uma verdadeira “calamidade” para Washington. A fala ocorreu em vídeo publicado nas redes sociais, durante um ato de alistamento militar na refinaria El Palito, no Estado de Carabobo.

Rodríguez fez um alerta direto ao governo de Donald Trump, em resposta ao envio de navios de guerra americanos ao mar do Caribe, próximo à costa venezuelana. “Senhores falcões dos Estados Unidos, acalmem-se, tranquilizem-se, porque vão causar um grande dano ao seu próprio país. A Venezuela estará pronta e preparada. O povo venezuelano está pronto e preparado”, disse.

O ditador Nicolás Maduro também reagiu, enviando carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, classificando a mobilização naval dos EUA como “ameaça sem precedentes à paz regional” e alegando violações de tratados internacionais. Em paralelo, Maduro ordenou o alistamento de milicianos, vestiu farda e apareceu em visitas às tropas, afirmando defender a “paz e a soberania nacional”.

A escalada verbal ocorre após Washington classificar o Tren de Aragua e o cartel de Sinaloa como “organizações terroristas globais”. O Departamento de Estado mantém ainda uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à captura de autoridades venezuelanas acusadas de narcotráfico, incluindo o próprio Maduro.

Para Delcy Rodríguez, as sanções americanas fazem parte de uma “guerra psicológica, financeira e comunicacional” contra a Venezuela, mas garantiu que o país resistirá com “defesa legítima, pacífica, mas decidida”.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela