
Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) rebateu jornalista Andréia Sadi, da GloboNews. O embate entre os dois aconteceu ao vivo após a repórter perguntar sobre a PEC das Prerrogativas.
— Deputado, isso é uma pauta das ruas? O senhor ouve isso, essa demanda: “nossa, a gente quer votar a PEC das Prerrogativas, a gente precisa blindar os parlamentares”? O senhor ouve isso do eleitor? – questionou a jornalista.
Enquanto o deputado respondia, Sadi interrompeu. O clima ficou tenso, enquanto o deputado explicava que a pauta não era familiar ao eleitor. Ao lado de Sóstenes estava o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).
– Essa é uma PEC das Prerrogativas do Parlamento. Lógico que esse não é um assunto familiar ao eleitor. Quando se votou a mudança da Constituição, da originária de 68, não era uma pauta do eleitor, era uma pauta necessária – disse Sóstenes.
Sadi citou, então, a pauta sobre adultização. Ela ganhou uma resposta enérgica de Sóstenes, que criticou o Supremo tribunal Federal (STF).
– Ué, nós já votamos [sobre adultização] na semana passada. (…) Não é toma lá dá cá. É a gente lutar pela nossa democracia, que está fragilizada quando um Congresso é chantageado por ministros do STF. Vocês não assumem isso, não querem essa realidade. Vocês acham normal que um parlamentar seja chantageado por alguns ministros do STF. Isso é normal para vocês numa democracia? Lógico que não – falou o parlamentar do PL.
A PEC das Prerrogativas promove mudanças no artigo da Constituição que trata da imunidade parlamentar. Entre outras alterações, o texto restringe a prisão em flagrante de integrantes do Congresso Nacional.