O ex-presidente Michel Temer almoçou nesta sexta-feira (22/8), em São Paulo, com o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). A reunião integra os esforços de Temer para articular uma candidatura única de centro-direita com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Segundo apuração da coluna do Metrópole, Temer tem conversado com ao menos cinco governadores bem posicionados na disputa, buscando apoio para o chamado Movimento Brasil, iniciativa que ele apresenta como um projeto de pacificação nacional e superação da radicalização política.

O encontro entre Temer e o ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro foi articulado pelo ex-ministro Antônio Imbassahy e pelo advogado Fernando Tibúrcio, ambos próximos de Temer e Mourão. Imbassahy afirmou que percebe em Temer “uma vontade genuína de ajudar o país a superar o mal da radicalização, que tem engessado o Brasil e impedido que os grandes temas estruturais sejam debatidos”.

Ele também destacou que a conversa com Mourão se insere em um contexto no qual o senador é visto como uma figura de temperança, lembrando sua atuação durante a Vice-Presidência no governo Bolsonaro. “Mesmo em momentos de turbulência, sempre buscou equilíbrio”, disse.

Imbassahy acrescentou que trabalhou com Temer em um período igualmente marcado por fortes tensões políticas e que, mesmo diante da oposição ferrenha do PT, o então presidente conseguiu aprovar projetos estruturais, como a reforma trabalhista e o teto de gastos. Essas medidas exigiram ampla maioria no Congresso e são consideradas até hoje entre as mais importantes aprovações legislativas dos últimos anos.

Temer assumiu a Presidência em maio de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), e desde então o petismo insiste em acusá-lo de ter articulado um golpe contra a ex-presidente. Ainda assim, Temer consolidou sua imagem como articulador político habilidoso e agora pretende usar essa experiência na tentativa de unir setores da centro-direita para 2026.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *