O ministro Dias Toffoli foi homenageado nesta quinta-feira (23) durante a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), marcando os 16 anos de sua posse na Corte. Durante a homenagem prestada pelos colegas, Toffoli afirmou ter “orgulho” de integrar o STF e destacou que apenas os ministros possuem a “dimensão” do cargo.

“Orgulho, senhor presidente, de estar ao lado de colegas que têm a estatura de serem os maiores e os melhores juristas e magistrados da nação brasileira. Digo isso com muito orgulho. Porque, só nós que sentamos nesta cadeira temos a dimensão dela”, declarou o ministro.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin. Em seu discurso, Fachin ressaltou que, ao longo de 16 anos, Toffoli “tem contribuído imensamente para o fortalecimento da jurisdição constitucional em nosso país, com decisões tomadas em momentos de turbulência e de risco à democracia”.

Em agradecimento, Toffoli mencionou que as palavras de Fachin o “emocionam” “muito”. Ele também prestou homenagem a antigos membros da Corte, destacando o significado de sua função.

“Nós, que estamos nestas cadeiras, sabemos a dimensão delas. É com muito orgulho que me emociono lembrando do meu predecessor, ministro Sepúlveda Pertence. Honrar essa cadeira é continuar honrando a Justiça e a magistratura do Brasil”, disse.

O ministro já havia se emocionado publicamente em junho deste ano, na conclusão do julgamento sobre a responsabilização de redes sociais por publicações de usuários. Na ocasião, em que a Corte decidiu pela responsabilidade das plataformas (8 a 3), o magistrado declarou que o honrava “muito” poder realizar a leitura da tese vencedora.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela