
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), perdeu a compostura nesta segunda-feira (7) ao comentar a manifestação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro (PL). A petista, visivelmente incomodada, classificou a fala do norte-americano como “equivocada” e partiu para o ataque nas redes sociais.
Trump havia afirmado que Bolsonaro está sendo vítima de uma verdadeira “caça às bruxas” e que “não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, traçando um paralelo com sua própria situação nos EUA. A declaração caiu como uma bomba no Planalto e escancarou o nervosismo da cúpula petista diante do apoio internacional a Bolsonaro.
Gleisi reagiu exaltada: “O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”. A ministra ainda tentou justificar os processos contra o ex-presidente, dizendo que ele “responde pelos crimes que cometeu contra a democracia”.
Mas o momento mais emblemático do descontrole veio quando Gleisi disparou contra Trump: “Ele deveria cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos”. A frase gerou forte repercussão e foi interpretada como um verdadeiro “ataque de pelanca” de quem não soube lidar com a exposição da narrativa petista em âmbito global.
Enquanto isso, o apoio de Trump fortalece ainda mais o discurso de perseguição política contra Bolsonaro, deixando o governo Lula cada vez mais acuado em sua tentativa de manter controle narrativo sobre os órgãos de Justiça.
“Bater” continência?!?!?!? Alguém deveria “educá-la”, que o termo correto é PRESTAR CONTINÊNCIA – sENHORA mINISTRA!!!!! (As minúsculas são propositais.)
Não sei se está senhora tem algo de política ou se é simplesmente uma figura de retórica partidaria. Uma coisa tenho certeza: inteligente não é. Marca passos e não vai além que se permite, o patrão…