Um trecho de entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concedida a Abílio Diniz no programa Caminhos, da CNN Brasil, em maio de 2023, voltou a circular nas redes sociais. No vídeo, Campos Neto explica de forma simples aquilo que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, insiste em distorcer: a culpa pelos juros altos não é do Banco Central, mas sim da dívida crescente do governo Lula.

Segundo Campos Neto, quando empresários ou cidadãos buscam crédito e o encontram caro, não devem culpar a autoridade monetária. O problema é que o próprio governo está competindo pelo mesmo dinheiro disponível no mercado, pagando mais caro para financiar sua gastança. “O grande culpado pelos juros estarem altos é que tem alguém competindo pelos mesmos recursos e pagando mais. Esse alguém é o governo, que deve muito”, afirmou.

Ele ainda deixou claro que, se a dívida pública fosse menor, o custo do dinheiro cairia naturalmente para toda a economia. “Se a dívida do governo fosse baixa, o custo do dinheiro seria mais barato para todo mundo”, ressaltou. A fala desarma o discurso de Haddad e do PT, que constantemente atacam o Banco Central e seu presidente, tentando transferir responsabilidades.

O episódio reforça que, enquanto o governo Lula insiste em aumentar gastos e empurrar a conta para o povo, a realidade econômica mostra que o endividamento público é o verdadeiro vilão dos juros altos. Campos Neto apenas disse em voz alta o que qualquer economista sério já sabe: não há Banco Central independente que consiga conter os efeitos da irresponsabilidade fiscal.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *