
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se pronunciou sobre o professor Marcos Dantas, que sugeriu o uso de “guilhotina” contra Vicky Justus, de 5 anos, filha do empresário Roberto Justus. A manifestação, no entanto, foi “tímida”, se limitando a um story no Instagram, no fim da noite deste domingo (6).
A universidade se eximiu de qualquer responsabilidade sobre declarações do docente, uma vez que ele é aposentado desde 2022.
– As postagens publicadas pelo mesmo em suas redes sociais digitais expressam suas opiniões pessoais. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) repudiam qualquer tipo de expressão de pensamento que incite à violência ou agrida a terceiros – diz a nota.
– A UFRJ é uma instituição historicamente comprometida com a construção de um projeto de Nação, através do Conhecimento e da Ciência; baseia-se na defesa dos valores humanistas, na educação, na democracia e no diálogo em prol do Brasil – completou.

A declaração polêmica de Marcos Dantas foi feita após uma postagem com fotos de Vicky usando uma bolsa de luxo avaliada em R$ 14 mil.
A fala gerou revolta e levou a influenciadora Ana Paula Siebert, mãe de Vicky, a anunciar que irá processar Dantas. Ela disse que o caso já está com seus advogados e pediu que usuários denunciem o professor nas redes.
A publicação faz parte de um ensaio fotográfico familiar. Vicky aparece com uma bolsa da marca Fendi, modelo Peekaboo pequena, na cor laranja, vendida no Brasil por sites de grife. Após a repercussão, o perfil do professor foi retirado do ar.