
Durante encontro com Lula neste domingo (26), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou acreditar que Brasil e EUA chegarão a um bom acordo após a recente imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo ele, as conversas estão evoluindo e há expectativa de entendimento mútuo.
“Acho que conseguiremos fechar alguns bons acordos, como temos conversado, e acho que acabaremos tendo um ótimo relacionamento”, declarou Trump.
Questionado sobre a possibilidade de reduzir as tarifas, o líder americano preferiu não antecipar detalhes, mas demonstrou confiança no avanço das negociações.
“Vamos discutir isso por um tempo. Sabemos que nos conhecemos. Sabemos o que cada um quer.”
O encontro entre os dois presidentes — o primeiro presencial desde o retorno de Trump à Casa Branca — durou cerca de 50 minutos e teve como foco a agenda comercial e diplomática. Trump, que vem reforçando sua política de priorizar a indústria e o trabalhador americano, destacou que o novo acordo deverá “beneficiar ambas as nações, mas com os Estados Unidos em primeiro lugar”.
O governo americano tem endurecido as medidas de proteção à produção interna, enquanto o Brasil busca flexibilizar as sanções e garantir maior acesso ao mercado americano. A reunião marca o início de um novo ciclo de negociações bilaterais, em um momento de crescente pressão interna sobre o governo Lula, que tenta recompor laços desgastados com Washington.
