
Neste sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tem que “cuidar do próprio traseiro” após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo ele, o mandatário colombiano possui “laboratórios de cocaína” que envia aos EUA.
– [Petro] Tem laboratórios de cocaína. Tem fábricas onde produz cocaína. (…) Estão enviando aos EUA. Por isso, sim, ele tem que cuidar do próprio traseiro – declarou Trump.
A fala ocorreu quando ele foi questionado em uma entrevista coletiva sobre as declarações do chefe do governo colombiano, que alegou estar tranquilo após a operação contra seu aliado em Caracas.
– Não estou preocupado de forma alguma – escreveu mais cedo Petro, na X.
O comentário do colombiano foi feito em resposta a uma postagem de um jornalista que afirmou que o mandatário colombiano “deve estar muito preocupado com o que o chefe do Cartel dos Sóis pode contar” nos Estados Unidos, em referência às acusações de Washington contra Maduro.
Essa advertência foi feita em um contexto de críticas cruzadas entre Petro e Trump nos últimos meses pela ofensiva militar antidrogas de Washington no Caribe e no Pacífico.
No mês passado, Trump já havia advertido Petro de que ele seria “o próximo” depois de Maduro, a quem o presidente americano acusa de liderar uma rede de narcotráfico internacional.
*Com informações da Agência EFE
