
O petista Luiz Inácio Lula da Silva inicia o ano eleitoral liderando as intenções de voto para a reeleição, mas com a menor vantagem registrada desde 2010 em relação ao segundo colocado nas pesquisas de largada. É o que aponta um levantamento do Metrópoles, baseado em sondagens divulgadas no começo de anos eleitorais ao longo das últimas duas décadas.
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 14 de janeiro, Lula aparece com 36% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro soma 23%, uma diferença de 13 pontos percentuais. Já o levantamento da Paraná Pesquisas, publicado em 29 de janeiro, revela um cenário ainda mais apertado: 39,8% para Lula contra 33,1% para Flávio, reduzindo a distância para 6,7 pontos.
- Importante setor do Agro brasileiro pode ser transformado pelo filho de Trump
- URGENTE: Vaza o forte desabafo de Bolsonaro ao ver agentes da PF na sua casa
- Damares cobra do governo Lula implementação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais
- Moraes toma decisão inesperada envolvendo o 8 de janeiro
- Pesquisa revela uma das maiores surras eleitorais de Flávio em Lula no 2º turno
Uma largada tão estreita não era vista desde 2010, quando José Serra e Dilma Rousseff disputavam a Presidência. Naquele momento, apesar de Serra liderar as primeiras pesquisas, Dilma conseguiu virar o jogo ao longo da campanha, impulsionada pelo forte apoio de um Lula então no auge de sua popularidade.
Em fevereiro de 2010, a primeira pesquisa do Datafolha daquele ano apontava Serra com 32% e Dilma com 28%, uma diferença de quatro pontos. O resultado já sinalizava a trajetória de crescimento da petista, que havia reduzido uma desvantagem anterior de 14 pontos.
