
O jornalista Allan dos Santos, atualmente exilado nos Estados Unidos, fez uma dura declaração nas redes sociais após o encontro entre Lula e Donald Trump na Malásia. Em publicação no X (antigo Twitter), Allan afirmou que o petista teria “entregado” o ministro Alexandre de Moraes e todo o Supremo Tribunal Federal durante a conversa com o presidente americano.
Segundo o jornalista, Lula tentou convencer Trump de que teria ocorrido um “golpe de Estado” no Brasil, numa tentativa de justificar as prisões e condenações políticas relacionadas ao 8 de Janeiro. No entanto, Allan ironizou dizendo que o discurso não convenceu o americano, que manteve as sanções contra autoridades brasileiras e teria percebido a divisão interna entre os Três Poderes.
“Lula entregou a cabeça de Moraes e todo o STF. Inventou que houve um golpe de estado no Brasil na cara do homem que libertou todas as vítimas do 6 de janeiro. Trump não levantou as sanções e agora a Praça dos Três Poderes está completamente dividida. Os Três Poderes entenderam o que é a Lei Magnitsky e o pau vai torar em Brasília. Peguem as pipocas”, escreveu o jornalista.
A declaração repercute em meio à crescente tensão diplomática entre Brasília e Washington, especialmente após os EUA reforçarem operações militares no Caribe e endurecerem sanções contra figuras ligadas ao regime venezuelano e ao STF brasileiro, sob suspeita de violações de direitos humanos.
