
O jornalista Oswaldo Eustáquio, considerado foragido da Justiça brasileira, afirmou que recebeu o visto americano na categoria para jornalistas ou mídia estrangeira, concedido em outubro de 2024 durante o governo Biden.
O documento só foi entregue nesta sexta-feira (18) em Madri, Espanha, onde Eustáquio reside desde 2023. Segundo seu advogado, a expedição foi suspensa durante as eleições e só se tornou válida após a posse de Trump.
Ele confirmou que pretende usar o visto futuramente, mas seguirá morando temporariamente na Espanha, onde já teve dois pedidos de extradição negados pela Justiça local, por suposta motivação política.
O visto válido por quatro anos contrasta com a revogação de vistos de autoridades brasileiras como Alexandre de Moraes. Eustáquio classificou a situação como “vitória contra a perseguição política”.