
O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) usou as redes sociais para criticar duramente mais uma manobra na Câmara dos Deputados que, segundo ele, favorece os interesses do governo Lula (PT) no avanço de projetos que restringem a liberdade de expressão no país.
Em publicação feita no X (antigo Twitter), o parlamentar denunciou a postura do presidente da Câmara, Hugo Motta, que teria aprovado em votação simbólica, em questão de segundos, o requerimento de urgência para a tramitação de um projeto considerado por ele como um aumento da censura.
“Mais uma arbitrariedade na Câmara. Presidente Hugo Motta põe em votação simbólica e aprova em menos de 5 segundos requerimento de urgência para projeto que aumenta censura do governo Lula no Brasil. Amanhã querem votar mérito. Teremos que batalhar muito para vencer!”, escreveu Van Hattem.
O deputado alertou que o projeto poderá ser votado já nesta semana e pediu mobilização para impedir a aprovação do mérito. Para ele, a manobra é mais um sinal da tentativa do governo petista de impor limites arbitrários ao debate público e controlar a circulação de informações nas plataformas digitais.
A denúncia de Van Hattem ecoa em meio às críticas crescentes contra propostas do governo que avançam sobre a liberdade de expressão, levantando temores de que o Brasil esteja trilhando um caminho de censura institucionalizada.