A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29 de julho de 2025) em Roma, após permanecer foragida por mais de um mês. Ela deixou o Brasil logo depois da condenação definitiva do STF à pena de dez anos de prisão em regime fechado, por crimes como invasão de sistemas do CNJ, falsidade ideológica e associação criminosa.

Zambelli era considerada foragida desde o início de junho, quando deixou o país com passaporte italiano e passou a viver em Roma, citando questões de saúde e perseguição política. Seu nome havia sido incluído na lista vermelha da Interpol, e a prisão foi possível após o deputado italiano Angelo Bonelli fornecer o endereço do seu paradeiro às autoridades locais.

A atuação da Justiça italiana contou com cooperação da Interpol, da Polícia Federal brasileira e do Ministério da Justiça — que formalizou o pedido de extradição logo após a prisão. Estima-se que o processo de devolução à Justiça brasileira leve pelo menos seis meses, conforme prazos judiciais em Roma.

O diretor da PF, Andrei Augusto Passos, confirmou ao R7 a prisão de Zambelli. Segundo fontes, ela foi levada para registro, pois há processo de extradição em andamento.

Assim, seria uma prisão para fins de extradição, já que a Itália tem tratados nesse sentido com o Brasil. Porém como a deputada licenciada tem cidadania italiana, ela pode, no auto do registro, dar entrada no pedido para permanecer no país. Nesse caso, poderia ser liberada e aguardar o processo em Liberdade.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela