
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) publicou um novo vídeo nas redes sociais em que se manifesta diretamente de Orlando, nos Estados Unidos, mesmo após ter seu passaporte apreendido por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). No vídeo, ele nega estar foragido e direciona duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “o maior violador da nossa Constituição”.
“Você, Alexandre, é o maior violador da nossa Constituição. E se fosse o caso de suspender o passaporte, teria que primeiro passar por todo o processo legal, ser condenado, perder o mandato, ser preso, para então ser retirado meu passaporte“, afirmou o senador, que aparece nas imagens em frente a um parque temático.
Apesar do bloqueio determinado por Moraes, Do Val deixou o Brasil por Manaus e desembarcou em território norte-americano na última quarta-feira (23). No início do mês, o ministro havia negado um pedido de viagem apresentado pelo parlamentar durante o recesso do Congresso Nacional.
Em sua defesa, o senador alegou estar de férias com a filha e reiterou que não está infringindo nenhuma ordem judicial.
“Eu não tenho motivo para fugir, porque eu não respondo a nenhum processo, não sou denunciado por nenhum crime. (…) Eu não entreguei para a Polícia Federal”, declarou.
Ainda segundo Do Val, sua saída do Brasil foi feita utilizando o passaporte diplomático e, segundo ele, devidamente comunicada às autoridades competentes.
“Estou em recesso parlamentar e avisei todos os órgãos”, disse.