Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a causar polêmica durante um evento em Sorocaba (SP), nesta quinta-feira (21). O petista admitiu que mandou retirar uma propaganda oficial do governo federal porque a imagem mostrava um homem negro, alto, sorrindo sem dentes, ao lado de uma mulher branca de origem europeia.

Segundo Lula, a foto teria sido produzida por um antigo ministro do Desenvolvimento Agrário e seria usada em uma apresentação oficial na Alemanha. O presidente afirmou que se incomodou com a escolha da imagem, questionando o motivo de se colocar “um cara sem dente e ainda negro” como representação do Brasil.

Durante o discurso, Lula disse que chamou o ministro responsável e ordenou a substituição imediata da página. “Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente”, declarou, ao justificar a criação do programa Brasil Sorridente após o episódio. O petista chegou a citar o carnavalesco Joãozinho Trinta para reforçar seu ponto: “Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa”.

A fala de Lula repercutiu de forma negativa, com críticas de que o presidente teria feito uma declaração carregada de preconceito racial e elitismo, ao associar a imagem de um trabalhador negro à miséria e à vergonha nacional. Para opositores, a postura do petista revela mais uma vez sua visão distorcida de Brasil, que, ao invés de valorizar a diversidade e a realidade do povo, prefere maquiar a imagem para agradar elites e plateias internacionais.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *