
O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi levado por policiais italianos a uma delegacia nesta semana, mas foi rapidamente liberado. Em entrevista após o episódio, ele descreveu a ação como tranquila e cordial, destacando a postura respeitosa das autoridades locais.
“Não foi nenhuma novidade para mim. A gente até fica um pouco ansioso quando chega um, no caso aqui um carabiniere, mas foi tudo conduzido na plena calma, na tranquilidade. É previsto”, relatou Tagliaferro. Ele fez questão de ressaltar que todo o processo ocorreu dentro da normalidade da legislação italiana.
Logo em seguida, o ex-assessor lançou uma crítica direta a Moraes, ironizando os métodos do magistrado no Brasil. “Do rito, a gente não consegue escapar. Na verdade, o rito correto na Itália. Não o rito virtual, o ‘magic’ rito do Alexandre de Moraes”, afirmou, em tom de provocação.
A fala de Tagliaferro repercute em meio às crescentes tensões envolvendo sanções internacionais e questionamentos sobre a atuação de ministros do STF, ampliando o desgaste da imagem de Moraes dentro e fora do Brasil.