
O vereador Pedro Rousseff (PT-MG), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, afirmou em postagem no X (antigo Twitter) nesta terça-feira (14 de outubro de 2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu fazer Donald Trump e os Estados Unidos “se renderem” à soberania brasileira.
A declaração veio no contexto da chegada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a Washington, para negociar o fim do “tarifaço” imposto por Trump sobre importações brasileiras, como aço e alumínio, que afeta bilhões em comércio bilateral.
Rousseff contrastou a suposta vitória diplomática de Lula com ações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a quem chamou de “bandido” por “tramarem contra o Brasil”. O post, que acumulou milhares de interações em poucas horas, celebra o momento como um “grande dia” para o país, com emojis patrióticos e uma foto de Lula. Ele destacou: “Enquanto o BANDIDO do Eduardo Bolsonaro tenta TRAMAR CONTRA o Brasil, o LULA faz Trump e os EUA se RENDEREM à nossa soberania!”.