
Na sessão desta quinta-feira (2/10) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o clima ficou pesado após um bate-boca entre o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O embate ocorreu durante a oitiva do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho.
A confusão começou quando houve divergência em torno de um requerimento. Pimenta se exaltou, levantou-se da cadeira e demonstrou irritação, o que levou o presidente da CPMI a intervir imediatamente. Viana fez uma advertência pública, pedindo respeito na condução dos trabalhos.
“No grito, aqui ninguém vai ganhar nada. Vou pedir à Vossa Excelência que, todas as vezes que for se manifestar, o senhor não suba o tom de voz comigo”, afirmou o senador em tom firme. Ele ainda completou: “Eu trato Vossa Excelência com toda a gentileza. Levantando e batendo a mão na mesa, não é assim que o senhor vai ganhar”.
O episódio expôs novamente as tensões entre governistas e opositores dentro da comissão que investiga os bilionários desvios no INSS, reforçando o clima de animosidade que tem marcado os depoimentos e discussões no colegiado.