Padilha usa internação de Bolsonaro para fazer palanque político para Lula

Na sexta-feira, 11 de abril de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, utilizou suas redes sociais para destacar o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o atendimento ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi internado após sentir-se mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte. Padilha compartilhou uma imagem de Bolsonaro sendo socorrido por uma ambulância do Samu e ressaltou que o serviço foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atender todos os brasileiros, enfatizando sua abrangência e eficiência


A publicação gerou críticas de opositores, que acusaram Padilha de utilizar a situação de saúde de Bolsonaro para promover politicamente o governo Lula. No entanto, o ministro não respondeu diretamente às críticas e manteve o foco na valorização dos serviços públicos de saúde. O episódio ocorre em um contexto político em que Padilha, recentemente nomeado ministro da Saúde, busca dar maior visibilidade às ações da pasta e fortalecer programas do governo, visando as eleições de 2026 A situação de saúde de Bolsonaro foi estabilizada, e ele segue em recuperação no Hospital Rio Grande, em Natal.


Segundo boletim médico, o ex-presidente apresentou distensão abdominal e dor, mas não há indicação de necessidade de cirurgia no momento A utilização do episódio por Padilha para promover o Samu e o SUS evidencia a estratégia do governo de destacar conquistas e serviços públicos como forma de fortalecer sua imagem perante a população.