Moraes aparece de tipoia no braço durante julgamento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apareceu usando uma tipoia no braço direito durante o julgamento que pode transformar seis acusados em réus por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A presença de Moraes, mesmo com restrições físicas, não passou despercebida, principalmente diante do simbolismo do caso em julgamento e da postura que ele mantém à frente de decisões altamente controversas.

Segundo a assessoria do STF, o ministro precisou se submeter a uma cirurgia após romper o tendão durante um treino físico. A Corte, que estava em recesso desde o dia 11 de abril, retornou às atividades nesta terça-feira (22). Mesmo em recuperação, Moraes fez questão de conduzir a sessão, indicando que pretende manter protagonismo nas pautas mais delicadas e politizadas do tribunal — ainda que sob críticas crescentes dentro e fora do país.

Durante a leitura do relatório, o ministro citou os pedidos preliminares apresentados pelas defesas dos acusados. Esses requerimentos podem suspender o andamento do julgamento, caso sejam acolhidos pelos demais ministros da Primeira Turma. A decisão caberá ao colegiado, que analisará se as falhas apontadas pelas defesas têm respaldo jurídico suficiente para impedir o prosseguimento do processo, que já é considerado por muitos como parte de um julgamento político.