
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. De acordo com o Palácio do Planalto, os exames pré-operatórios foram realizados nesta quinta-feira (29), em Brasília, confirmando a previsão de que o procedimento ocorra nesta sexta-feira (30).
Lula já havia passado pelo mesmo tipo de cirurgia em 2020, à época no olho direito. O presidente retornou ao Brasil na madrugada de quinta-feira, após viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, e permaneceu ao longo do dia na Granja do Torto.
- Nova pesquisa mostra cenário inédito e frustra os planos de Lula
- Pedido da PM a Moraes é para “sobrevivência” de Bolsonaro
- Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo, informa Planalto
- Senadores reforçam pedido de impeachment de Toffoli
- Kajuru conta estar com Parkinson e que vai se afastar da política
A catarata é uma condição comum do envelhecimento, caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, que passa a ficar opaca. Também pode surgir por outros fatores, como diabetes, uso prolongado de corticoides ou traumas oculares.
Quem desenvolve catarata costuma relatar visão embaçada, semelhante a enxergar através de um vidro fosco ou em um ambiente nublado. O tratamento é cirúrgico e consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial transparente, restaurando a nitidez da visão.
