
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre o Brasil e fez uma defesa enfática ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista na Casa Branca, ao ser questionado sobre a aproximação brasileira com a China, Trump afirmou não estar preocupado e destacou o desempenho econômico norte-americano.
“Não, não estou preocupado nem um pouco. O que nós estamos fazendo em termos de economia está impressionando todo mundo, incluindo a China”, disse o presidente norte-americano, aproveitando o momento para reforçar a parceria com Bolsonaro e criticar a política externa do governo Lula.
Trump acusou o Brasil, sob a atual gestão, de manter relações comerciais desfavoráveis aos Estados Unidos. Segundo ele, o país sul-americano está entre “os piores do mundo” nesse aspecto, lembrando que as tarifas cobradas contra produtos americanos sempre foram elevadas, dificultando acordos e trocas comerciais justas.
“Eles também nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos e muitos anos, um dos piores países do mundo por isso. Eles cobraram tarifas altíssimas e dificultaram muito fazer qualquer coisa”, completou Trump, em tom de recado direto a Lula.