
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro, criticou nesta terça-feira a postura de Luiz Inácio Lula da Silva diante da crescente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos. Em publicação no X, Mourão afirmou que Lula deveria “vestir as sandálias da humildade” e buscar um acordo direto com o presidente Donald Trump.
Segundo o senador, enquanto a crise se agrava, Lula intensifica relações com China, Índia e Rússia, em vez de adotar uma estratégia para reduzir o conflito com Washington. A declaração foi motivada pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA, em vigor desde 6 de agosto, sobre parte das exportações brasileiras.
Mourão destacou que cerca de 700 produtos ficaram fora da nova taxação e seguem com a tarifa de 10% definida em abril, mas até o momento não há negociações bilaterais para reverter o aumento. Para o parlamentar, a ausência de diálogo com Trump compromete as chances de uma solução diplomática.
Lula já afirmou que não pretende ligar para o presidente norte-americano para tratar do “tarifaço” — postura que, para críticos, demonstra resistência a uma reaproximação e pode ampliar o prejuízo ao comércio brasileiro.