
Lula (foto) anunciou nesta quarta, 13, a Medida Provisória Brasil Soberano, como resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Na ocasião, ele fez várias críticas ao presidente americano Donald Trump.
“Não é econômico, gente. É um debate político com teor ideológico. A razão pela qual o presidente dos Estados Unidos ameaça punir o Brasil por causa de um ex-presidente… Se ele (Trump) conhecesse a verdadeira história, ele estaria dando parabéns à Suprema Corte brasileira por estar julgando alguém que tratou de bagunçar a democracia brasileira“, afirmou o presidente.
Mais parceiros
Lula disse que será preciso buscar outros parceiros comerciais, para amenizar o impacto do tarifaço.
“Não é possível imaginar que o governo vai substituir os nossos parceiros comerciais. E nós vamos ter que procurar outros parceiros. Da minha parte, eu sou governador de qualquer coisa“, disse o petista.
“Eu liguei para o (ditador chinês) Xi Jinping e uma das coisas que eu falei foi dos pés de galinha. Sabe?“, afirmou. “Eu não cheguei a falar de pé de galinha, porque eu falei de carne de frango. Mas eu sei que é pé de galinha.“ “Nós vamos continuar vendendo as coisas… Se os Estados Unidos não querem comprar, nós vamos procurar outro país“, disse o presidente.
“O mundo está ávido para fazer negociação com o Brasil. Todo mundo sabe que nós somos do bem. Todo mundo sabe que a gente não quer brigar ninguém, que a gente faz concessões. Mas a gente não merecia isso.”
Direitos humanos
Lula contestou o relatório anual de direitos humanos divulgado na terça, 12, pelo Departamento de Estado americano, que apontou violações de direitos humanos no Brasil e criticou a maneira como está sendo conduzido o julgamento da trama golpista.
“O que nós estamos fazendo só é feito em países democráticos. Julgando alguém com base em provas coletadas, em testemunhas, e com total direito de presunção de inocência. Isso é democracia elevada à sua quinta potência. Coisa que eu não tive quando fui julgado. E eu não reclamei. E o que é mais grave é que essa mesma gente que está sendo julgada, que tentou dar um golpe em 2008 (?), que invadiram a sede da Polícia Federal no dia da minha posse…
Fonte: O Antagonista