
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou nesta segunda-feira (10) que o Complexo Penitenciário da Papuda não possui estrutura adequada para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido ao seu estado de saúde delicado e à necessidade de uma dieta especial.
Em entrevista ao SBT News, Celina foi direta: “Ele precisa de uma alimentação específica, tem idade avançada e é um ex-presidente. Se for bem cuidado, viverá mais e melhor.”
A vice-governadora explicou que nem mesmo as áreas mais isoladas do presídio oferecem condições apropriadas. “A Papuda não tem estrutura para preparar as refeições de que ele precisa, por causa das cirurgias. Mesmo nos espaços reservados, o ambiente não é adequado para abrigar um ex-presidente”, reforçou. Celina é aliada próxima da família Bolsonaro e mantém forte amizade com Michelle Bolsonaro. Em maio, participou de um ato pró-anistia em Brasília ao lado do casal, e em agosto, visitou a residência da família.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar preventiva desde 4 de agosto, em Brasília, sob determinação do ministro Alexandre de Moraes, acusado de tentativa de obstrução no julgamento de um suposto plano de golpe de Estado.
Mesmo sem citação formal pela PGR, o ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. No último dia 7, a Primeira Turma do STF rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa. O julgamento segue no plenário virtual até o dia 14, e apenas após o trânsito em julgado Moraes decidirá onde Bolsonaro cumprirá a pena.
A expectativa é de que o ex-presidente seja transferido para uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, que já passou por reformas estruturais para recebê-lo. Na semana passada, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF pediu ao STF que Bolsonaro fosse submetido a avaliação médica, para verificar se ele teria condições físicas de permanecer na Papuda. Moraes, no entanto, mandou retirar o pedido dos autos, alegando falta de pertinência com o processo da Ação Penal 2668, referente à suposta tentativa de golpe de 2022.
