
“Esta é uma conquista de toda uma sociedade. Eu sou apenas, sabe, uma pessoa. Eu certamente não mereço isso”, disse María Corina Machado ao ser informada, nesta sexta-feira, 10, de que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
“Eu acho que tanto o movimento quanto você merecem. Então, bem. Tenho certeza de que isso é uma surpresa e lamento ter que acordá-la no meio da noite para transmitir isso. Não temos muito tempo. Na verdade, faremos o anúncio em apenas alguns minutos. Mas quero citar brevemente o texto que será anunciado em instantes. Nele, é dito que a senhora está recebendo o prêmio por, e aqui cito diretamente do anúncio, ‘pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia’.”
“Tenho certeza de que iremos prevalecer“
A política venezuelana, que se destacou nos últimos anos como a maior opositora do regime ditatorial de Nicolás Maduro e foi proibida de disputar a última eleição presidencial, disse, na sequência da ligação, o seguinte:
“Bem, eu me sinto honrada, humilde e muito grata em nome do povo venezuelano. Ainda não chegamos lá. Estamos trabalhando muito para conseguir, mas tenho certeza de que iremos prevalecer, e este é certamente o maior reconhecimento para o nosso povo, que certamente o merece. Então, muito obrigada, muito obrigada.”