A manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reuniu cerca de 18 mil pessoas neste domingo, 25, em Brasília, segundo levantamento do Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common.

 O calcular o número de participantes, a pesquisa analisou fotos aéreas feitas por drone em diferentes momentos da manifestação. 

Com margem de erro de 12%, o público no pico da passeata pode ter variado entre 15,8 mil e 20,1 mil pessoas. A contagem foi realizada com auxílio de software de inteligência artificial.

O ato encerrou a caminhada de 240 quilômetros iniciada em Paracatu (MG) e teve como objetivo pedir a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso após condenação relacionada à tentativa de golpe de 2022.

Nikolas e aliados percorreram sete dias de caminhada, pernoitando em cidades ao longo do trajeto. 

A chegada à capital federal foi marcada por chuva intensa, e a última parada antes da Praça do Cruzeiro ocorreu na região administrativa do Park Way. 

“Moraes, o Brasil não tem medo de você”

Em discurso na manifestação, Nikolas Ferreira criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Do alto do carro de som, o deputado afirmou: “Alexandre de Moraes, o Brasil não tem medo de você”

Em seguida, acrescentou: 

“Mas, eu tenho certeza de que essa foi a maior caminhada da história desse país. Estamos aqui acima de tudo para poder despertar o país. Estamos em um pesadelo terrível. Não conseguimos mais viver nesse país.”

O deputado também criticou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por omissão e cobrou a abertura de CPMIs para investigar o INSS e o Banco Master.

“Nós estamos aqui também como um grito de quem nao aguenta mais, pra poder saber e punir quem teve ações criminosas ou o que aconteceu pra uma esposa de um ministro do STF ter um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master.”

Raio atinge manifestação

Um incidente marcou o encerramento da manifestação: por volta das 13h, um raio atingiu a área central de Brasília, ferindo pessoas que aguardavam o grupo de Nikolas. 

O Corpo de Bombeiros informou que 72 pessoas foram atendidas. Desse total, segundo a corporação, 42 estavam conscientes e orientadas, enquanto 30 foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito vítimas apresentavam condições instáveis.

O capitão Robson, responsável pelo atendimento, disse que a maioria dos casos envolveu hipotermia devido ao frio e à chuva forte. 

“Das 30 transportadas – e das 42 no local – tivemos situações de torção, mas a maioria foi quadro de hipotermia. Oito foram socorridas por conta do raio”, afirmou. 

Algumas pessoas apresentaram queimaduras nas mãos e no tórax.

O Antagonista

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela