
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta terça-feira um pedido formal ao governo federal para a transferência imediata de 10 criminosos considerados de alta periculosidade para o sistema penitenciário federal. Segundo o governo estadual, os detentos são apontados como mentores das retaliações ordenadas de dentro das cadeias após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou na neutralização de dezenas de traficantes ligados ao Comando Vermelho.
Em declaração oficial, Castro explicou que recebeu relatórios conjuntos das polícias Civil e Penal identificando as principais lideranças criminosas ainda com poder de mando dentro das penitenciárias fluminenses. “Eu recebi agora das polícias Civil e Penal um relatório das 10 maiores lideranças que estão de dentro das nossas cadeias ajudando a provocar todo esse terror. Tomei a decisão, acreditando que política de segurança pública se faz com diálogo e integração, de pedir ao governo federal 10 vagas para transferência imediata desses 10 criminosos de maior periculosidade”, afirmou o governador.
A medida tem como objetivo quebrar a comunicação entre os chefes de facção e seus subordinados nas comunidades, evitando novas ondas de ataques e reduzindo o poder operacional das organizações criminosas. Segundo fontes da Secretaria de Segurança Pública, a transferência será solicitada ao Ministério da Justiça, que administra o sistema de presídios federais de segurança máxima, onde as comunicações e visitas são rigidamente controladas.
A decisão de Cláudio Castro reforça sua postura de tolerância zero com o crime organizado e ocorre em meio à pressão de setores da esquerda que criticaram a operação policial. Enquanto petistas atacam as ações das forças de segurança, Castro demonstra firmeza e alinhamento com a população fluminense, que cobra respostas duras e eficazes diante do avanço do tráfico e da violência. O movimento consolida o governador como uma das principais vozes de combate ao crime no país.
