Em entrevista concedida a Paulo Figueiredo, o ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, relatou ter sido notificado pela polícia italiana sobre um pedido de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo ele, a solicitação ocorreu em 31 de julho, exatamente no mesmo dia em que concedeu uma entrevista ao jornalista Allan dos Santos. Pouco tempo depois, em meados de agosto, a sua extradição foi formalmente solicitada, uma semana antes da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a acusação feita pela Justiça brasileira, Tagliaferro teria quebrado sigilo funcional com o objetivo de “atacar as instituições brasileiras”. O caso foi enquadrado como “tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito”, mesmo que não tenha havido qualquer ato físico, apenas declarações.

A denúncia levantou questionamentos sobre a criminalização de palavras e opiniões, transformadas em conduta criminosa para justificar medidas de exceção.

A Justiça italiana, ao analisar o caso, rejeitou o pedido de prisão, mas estabeleceu algumas restrições durante o trâmite do processo de extradição. Tagliaferro não pode sair da cidade onde mora e teve o passaporte retido pelas autoridades locais.

Apesar disso, ele segue em liberdade. Segundo o ex-assessor, também houve uma tentativa de incluir o mandado de prisão na lista vermelha da Interpol, mas o pedido foi negado — da mesma forma que ocorreu anteriormente no caso de Allan dos Santos.

As denúncias feitas por Tagliaferro são consideradas graves porque ele ocupava um cargo de confiança na Justiça Eleitoral, atuando em um departamento responsável por “combater desinformação”. Em suas palavras, no entanto, esse núcleo funcionava, na prática, como uma verdadeira máquina de censura e perseguição política contra a direita, antes, durante e depois das eleições de 2022.

Ele afirma que, em qualquer país onde o Estado de Direito fosse respeitado, estaria sendo protegido pela Justiça, e não perseguido pelas próprias autoridades que denuncia.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela