A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) gravou um vídeo acusando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de estarem juntos querendo taxar o Pix no Brasil.

Segundo a parlamentar, políticos e empresas norte-americanas “teriam muito a ganhar” com o ataque “à soberania brasileira”, pois o sistema de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central e colocado em funcionamento durante o governo de Bolsonaro, comprometeu o lucro de empresas como Visa e Mastercard, administradoras de cartões de crédito, além de outras empresas norte-americanas que possuem seus próprios sistemas de pagamento como Meta e Amazon.

– O projeto de poder dele [Trump], também é bom para elas [empresas dos EUA], manter o mundo usando tecnologia americana, sem concorrência, sem regulação – disse Tabata, na apresentação, usando um mapa e fichas com os rostos dos políticos e o logo das empresas.

Sem provas, a parlamentar diz que Trump e Bolsonaro estariam juntos para evitar que as empresas norte-americanas tenham prejuízos com o Pix brasileiro; em troca disso, o líder da direita teria como vantagem “escapar da Justiça”.

Mesmo imitando o estilo de vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), Tabata cita seu concorrente político questionando porque ele não fez, até o momento, um vídeo defendendo o Pix do governo Trump. Apesar de todos os esforços da deputada, o vídeo não teve o mesmo alcance do deputado mineiro, recebendo 1,5 milhão de views em quase 20 horas de publicação.

Além disso, Tabata recebeu muitos comentários críticos, dizendo que ela não fez nenhum vídeo sobre o roubo do INSS, não gravou contra as bets [uma referência ao patrocínio recebido pelo seu namorado, João Campos, na festa de São João do Recife], entre outros assuntos.

No X, o vídeo da deputada também recebeu alguns comentários críticos e alguns internautas resolveram perguntar para a inteligência artificial Grok, também de Elon Musk, se a parlamentar estava correta em suas afirmações. Uma das respostas da IA foi: “As informações têm base parcial. Há uma investigação real dos EUA contra o Pix, iniciada por Trump em julho de 2025, alegando práticas desleais (fontes: BBC, CNBC). Aliança entre Trump e Bolsonaro existe, com suspeitas de vazamento por Eduardo Bolsonaro (A Pública). No entanto, um “plano conjunto” é especulativo, sem provas concretas. O vídeo da Tabata exagera conexões conspiratórias. Brasil defende soberania”.

Assista:

Pleno News

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *