Trump está fulminante e com enorme disposição de enfrentar todos os desafios. Nesta quarta-feira (9), ele informou que vai aumentar a tarifa para 125% contra China. Medida acontece após o país asiático reagir com a taxação de 85% de produtos importados dos Estados Unidos.
O presidente anunciou que, além de aumentar as tarifas, irá reduzir, por 90 dias, as taxas aplicadas a outros países de forma recíproca.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, escreveu Trump.
Trump afirmou que, após 75 países convocarem representantes dos EUA — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR — para negociar questões como tarifas, barreiras comerciais e manipulação cambial, decidiu autorizar uma pausa de 90 dias e aplicar uma tarifa recíproca reduzida de 10%, com efeito imediato, desde que esses países não retaliem “de forma alguma” contra os EUA.