Um ato convocado por lideranças de esquerda e centrais sindicais reuniu neste domingo (7) cerca de 8,8 mil pessoas na Praça da República, no centro de São Paulo. O levantamento foi feito pelo grupo Monitor do Debate Político, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da USP, em parceria com a ONG More in Common. A margem de erro do cálculo é de 1,1 mil pessoas para mais ou menos.

Segundo o estudo, o público no pico da manifestação ficou entre 7.704 e 9.806 participantes. A contagem foi realizada a partir de imagens aéreas analisadas por inteligência artificial, utilizando o método Point to Point Network (P2PNet), que identifica automaticamente a presença de indivíduos nas fotos com precisão de 72,9% e acurácia de 69,5%. Foram feitas 25 fotos em quatro horários diferentes, cobrindo toda a extensão da multidão.

A manifestação teve caráter resposta às manifestações de direita realizadas na mesma data. Enquanto a esquerda se concentrava na Praça da República, movimentos de direita se reuniram na Avenida Paulista, em atos pelo direito à anistia dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023 e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar e com julgamento previsto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até sexta-feira (12) sob acusação de tentativa de golpe de Estado.

O protesto de direita, denominado “Reaja Brasil” e convocado pelo pastor Silas Malafaia, também defende que Bolsonaro possa disputar as eleições de 2026. Em 2023, o ex-presidente foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso da máquina pública para disseminação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.

Gazeta Brasil

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

One thought on “Público da manifestação de esquerda em SP é divulgado, e vexame é maior que o esperado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela