
O ato com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, neste domingo (7), reuniu segundo a USP 42,2 mil pessoas, segundo um levantamento do grupo Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common. O protesto, que pedia anistia para os presos do 8 de janeiro e para o ex-presidente, ocorreu em meio ao julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a metodologia, que utiliza imagens aéreas e inteligência artificial, o público no momento de pico variou entre 37,1 mil e 47,3 mil participantes, considerando uma margem de erro de 12%. Em comparação, o ato pró-Bolsonaro na mesma data em 2024 teve 45,4 mil pessoas.
A manifestação na Paulista superou a de 3 de agosto, que reuniu 37,6 mil pessoas, e a da esquerda, que ocorreu na Praça da República no mesmo dia, com 8,8 mil participantes. Segundo a pesquisa, o protesto foi o quarto maior entre os oito atos bolsonaristas realizados na Avenida Paulista desde 2022.
A contagem foi feita a partir de 15 fotos aéreas capturadas por drones no momento de pico da manifestação e analisadas por um software de inteligência artificial. O método, conhecido como Point to Point Network (P2PNet), identifica e marca as cabeças das pessoas nas imagens para uma contagem precisa, com uma acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.
Vídeos postados nas redes desmentem completamente esses números, assista