O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela reabertura da investigação contra Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), por suposta participação na chamada “trama golpista”. O movimento ocorre logo após o magistrado defender a condenação de Carlos Cesar Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, responsável pelo relatório técnico contratado pelo PL em 2022 para questionar a integridade das urnas eletrônicas.

Durante o voto, Moraes sugeriu que o caso seja remetido à PET 12100, abrindo novo inquérito para investigar Valdemar pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A proposta será analisada pelos demais ministros da Primeira Turma do STF. Caso seja aprovada, o presidente do PL voltará a ser alvo direto da Corte, em mais um capítulo da perseguição judicial contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para Moraes, o uso do relatório elaborado pelo Instituto Voto Legal — que levantava inconsistências técnicas nas urnas — teria sido “fraudulento” e “planejado para atacar a democracia”. O magistrado ironizou o partido ao afirmar que “é uma das coisas mais bizarras que a Justiça Eleitoral já recebeu”, ignorando o fato de que o PL apenas pediu auditoria e transparência no processo eleitoral, direito garantido por lei.

O PL foi multado em R$ 23 milhões após ação movida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido à época pelo próprio Moraes. Agora, com o novo movimento, o ministro mira diretamente o comando do partido, tentando associar Valdemar à suposta “organização criminosa”. Vale lembrar que a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia recusado denunciar Valdemar no caso, por falta de provas concretas.

Nos bastidores, a medida é vista como mais uma retaliação política contra o partido de Bolsonaro — hoje, a maior bancada da Câmara dos Deputados. O avanço da investigação ocorre no mesmo momento em que crescem as pressões internacionais sobre o STF por abuso de autoridade e violações de direitos políticos.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela