
A juíza Ludmila Lins Grilo, atualmente no exílio, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes teria enviado um emissário secreto aos Estados Unidos. O objetivo seria tentar uma negociação direta com representantes do governo norte-americano, segundo o relato da magistrada.
A suposta investida teria ocorrido na Casa Branca, e o enviado de Moraes acabou sendo confrontado por Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo, que estariam no local. O episódio gerou ainda mais tensão entre os aliados de Bolsonaro e o ministro do STF.
Ludmila, crítica da atuação de Moraes, não entrou em detalhes sobre o conteúdo das conversas pretendidas, mas indicou que o objetivo seria suavizar o impacto da recente crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Moraes vem sendo alvo de críticas por supostos abusos contra a liberdade de expressão.
Esse novo capítulo expõe as movimentações nos bastidores da crise internacional envolvendo o ministro, o governo Lula e a gestão do presidente Donald Trump. A ação do emissário teria sido mal recebida pelas figuras ligadas à direita brasileira que estavam no local.