Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não demonstrou interesse em dialogar sobre as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. “Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava”, disse o petista.

“Ele não quer conversar. Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. […] Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se nós não dermos uma resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco. E se ele estiver trucando, ele vai tomar um 6”, disse Lula durante cerimônia de entregas do governo federal em Minas Novas (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Lula também comentou a carta divulgada por Trump na rede social Truth Social, em que o norte-americano anunciou a tarifa e mencionou uma suposta “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula afirmou ter sido surpreendido pela forma como o comunicado foi feito.

“Quando foi essa semana, de surpresa, uma carta do presidente Trump. Mas não como essas cartas que eu assino todos os dias e mando para outros presidentes, mas pelo jornal, porque ele publicou uma carta no site dele ao Brasil fazendo ameaças e dizendo que precisávamos parar com a perseguição contra Bolsonaro. ‘Isso é caça às bruxas’. Primeiro, ele acredita em bruxa?”, disse.

A nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada por Trump no início de julho e, segundo ele, tem relação com o que considera ser um tratamento injusto ao ex-presidente Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde então, o governo federal tem promovido reuniões com setores produtivos impactados pela medida. As articulações são lideradas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, com o objetivo de avaliar os possíveis efeitos e buscar alternativas.

Durante o evento em Minas Gerais, Lula reforçou que está aberto a negociações.
“O Lula tá doidinho pra conversar com o Trump. Ele não conhece o Lula, ele não conhece o Lula. Eu converso com todo mundo, mas sobretudo com quem quer conversar. Se os EUA quiser negociar, o Lulinha estará pronto pra negociar, mas desaforo só da dona Lindu”, declarou.

Uma comissão externa temporária aprovada pelo Senado Federal deve viajar aos Estados Unidos nesta sexta-feira (25), com o objetivo de dialogar com parlamentares norte-americanos. As reuniões estão previstas para ocorrer entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington, com representantes tanto do Partido Democrata quanto do Partido Republicano.

Pleno News

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

2 thoughts on “Lula diz que Trump não quer conversar sobre tarifas ao Brasil: “Se ele quisesse, pegava o telefone e me ligava.””
  1. Esse lula é muito pretensioso, um irresponsável, um completo sem noção. Tá achando que o Trump está brincando com coisa séria, chama o cidadão para jogar Truco. Se Trump quisesse conversar não teria pura e simplesmente taxado os 50% dia produtos brasileiros mas, teria conversado com esse molusco demente.

  2. O beberrão está em franco declínio cognitivo, demencial. No seu delírio.megalomaniaco. avslia a atitude do Trump como brincadeira. Chega ao ponto ridículo de convida-lo,praticamente, a compartilhar uma mesa de boteco para jogar truco, tomar uma cervejinha e resolver um problema quase vital.para o Brasil. Que sujeito asqueroso, despreparo e imbecil está nos representando perante o mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela