
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Leão XIV pela primeira vez, no Vaticano, nesta segunda-feira. Nas redes sociais, o petista ressaltou o convite que fez ao Pontífice para a COP30, mas afirmou que o religioso não poderá estar em Belém (PA) devido ao Jubileu. Apesar da ausência, o Papa “garantiu representação do Vaticano” durante a conferência, destacou Lula.
Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, escreveu
Lula também anunciou que o Pontífice “pretende visitar o Brasil no momento oportuno” e, quando estiver no país, será “muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Na mesma publicação, o petista lembrou das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém, e do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, que ocorreram neste final de semana.
“Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, disse Lula em outro trecho. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”.