
Em uma tentativa desastrosa de defender o avô, Bia Lula, neta do presidente da República, gravou um vídeo em que ataca Donald Trump e Jair Bolsonaro, misturando desinformação histórica e discurso ideológico raso. Segundo ela, Trump estaria atacando o Pix — uma narrativa sem qualquer comprovação — e Bolsonaro teria se calado, enquanto Lula “bate o pé” para manter a ferramenta gratuita.
Durante o vídeo, Bia chega a dizer que o Brasil foi “escravizado e mantido de joelhos pelos Estados Unidos por 500 anos”, uma afirmação completamente sem base histórica, já que o país só passou a existir como nação independente em 1822 e os Estados Unidos se tornaram independentes apenas em 1776. Ou seja, o número citado por ela simplesmente não existe na cronologia real.
A tentativa de construir um discurso nacionalista se transformou em mais um vexame da família Lula, marcada por frases sem nexo e distorções grotescas da realidade. O Pix, por exemplo, é uma criação do Banco Central durante o governo Bolsonaro, mas esse detalhe conveniente foi apagado do discurso de Bia para enaltecer o petismo e atacar Trump.
Ao afirmar que Trump está “atacando o Pix”, Bia demonstra total desconhecimento sobre relações internacionais, uma vez que o ex-presidente americano nunca fez qualquer menção direta à plataforma. A neta de Lula tenta, claramente, politizar uma suposta ofensiva econômica, mas acaba expondo a fragilidade intelectual do discurso de esquerda.
Mais uma vez, o PT mostra que, mesmo em família, a narrativa vale mais que os fatos. E o Brasil, infelizmente, paga o preço do amadorismo e da demagogia disfarçada de resistência patriótica.