
O comentarista da GloboNews, Octavio Guedes, criticou a primeira-dama Janja da Silva, que afirma que qualquer crítica é uma tentativa de quererem calá-la. Em resposta às atitudes da esposa de Lula (PT), Octavio disse que se ela não gosta do papel de primeira-dama, deveria se candidatar.
– Existe limite para você exercer esse papel de primeira-dama. Se não gosta desse papel de primeira-dama, (…) se não está satisfeita com esses limites, que valem para qualquer primeira-dama, em qualquer lugar do mundo, o correto é: se candidatar, ser eleita e aí sim adquirir direitos políticos de representação – disse.
Janja comentou, nesta segunda-feira (19), a repercussão de sua fala sobre o TikTok feita diretamente ao presidente da China, Xi Jinping. O episódio, tratado nos bastidores como uma saia justa diplomática, expôs mais uma vez o desconforto causado por intervenções da esposa – não eleita – do presidente Lula (PT) em temas sensíveis da política externa brasileira.
Durante a abertura de um evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janja defendeu sua postura e criticou os que questionaram sua abordagem, reforçando que, independentemente do cargo ou protocolo, continuará se manifestando sempre que julgar necessário.
– Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja. Do maior grau ao menor grau. Do mais alto nível a qualquer cidadão comum – declarou.
E prosseguiu:
– Eu quero dizer que a minha voz — vocês podem ter certeza que vai ser usada para isso. E foi para isso que ela foi usada na semana passada, quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social. Quero dizer que, eu, como mulher, não admito que alguém me dirija [a palavra] dizendo que eu tenho que ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e adolescentes.