
O comentarista da GloboNews e colunista de O Globo, Merval Pereira, causou espanto ao reconhecer que a anistia defendida por parlamentares deve avançar no Congresso Nacional. Segundo ele, com a adesão do Centrão, torna-se “difícil a anistia não passar”.
Em sua coluna, Merval destacou que a visita de Arthur Lira a Jair Bolsonaro foi um recado claro:
“Certamente a visita do deputado Arthur Lira a Bolsonaro há dias foi um recado e, claro, incluiu a anistia.”
Ele acrescentou que, em meio ao ambiente conturbado do Congresso, com projetos “descabidos” e propostas “abusadas”, como a que permite ao Parlamento demitir diretores do Banco Central, a tendência é de que a alternativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acabe favorecendo Bolsonaro.
Durante participação ao vivo na GloboNews, Merval voltou a comentar sobre o tema. O deputado Bruno Zambelli repercutiu o caso nas redes sociais com ironia:
“Bastidores apontam para uma anistia ampla, geral e irrestrita, tanto no Senado quanto na Câmara, diz GLOBO. O choro já começou.”
O movimento pela anistia cresce nos bastidores de Brasília e já conta com apoio de setores do Centrão, PL e Republicanos, transformando-se em uma pressão cada vez maior contra os ministros do STF e contra o governo Lula.