
O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo de 2018 em que o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) critica duramente o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de “rasgar a Constituição” e de querer “tomar na sua mão os rumos da sociedade brasileira” . Na época, Boulos participava de um evento em Lisboa, Portugal, organizado por partidos de esquerda e intelectuais europeus, em protesto contra a prisão do então ex-presidente Lula.
A divulgação do vídeo por Bolsonaro visa expor a contradição de Boulos, que hoje apoia o STF em ações contra a direita, enquanto no passado o acusava de autoritarismo. A publicação gerou debates nas redes sociais, com apoiadores de Bolsonaro destacando a mudança de postura de Boulos e questionando a imparcialidade do STF .
O evento em Lisboa contou com a presença de representantes do Bloco de Esquerda de Portugal, do Partido Socialista (PS) e do Podemos da Espanha. Além disso, personalidades como o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e a jornalista Pilar del Río marcaram presença. O ex-ministro Tarso Genro, membros da Universidade de Coimbra, bem como representantes da Frente Ampla do Chile e do movimento França Insubmissa, também estiveram presentes.
Boulos declarou que o Brasil vive “a maior crise democrática desde o fim da ditadura militar”, com aumento da violência política e, segundo ele, avanço do Judiciário sobre as decisões políticas do país.
Assista